Monday, May 16, 2011

Jornalismo Assistido por Computador



O Jornalismo Assistido por Computador (JAC) consiste no processo de utilização de suportes informáticos, nomeadamente o computador, no sentido de estes contribuírem para a recolha de informação relevante para a elaboração de uma notícia.

O advento desta nova fase do Jornalismo foi inicialmente visto como uma forma extremamente facilitadora do trabalho do profissional da área, nomeadamente na constituição de arquivos de redes internas e na utilização de programas estatísticos.

No entanto, é imprescindível a referência à Internet, que impulsionou sobremaneira o recurso à tecnologia como um dos principais, senão o principal, meio de trabalho. Aliás, actualmente, os períodos mais recentes, o JAC torna-se indissociável da vertente online.

São inúmeras as potencialidades advindas do surgimento do Computer-Assisted Reporting (CAR). Abriu-se um número incomensurável de novas vias de pesquisa, complementando a tradicional procura e recolha de informação em bibliotecas, e de contacto – o e-mail, por exemplo, já é utilizado para a realização de inúmeras entrevistas. Estas funcionalidades juntaram-se às relacionadas com os processadores de texto, de constituição de bases de dados, entre muitas outras.

Esta inovação é naturalmente encarada com bons olhos, conquanto convém realçar um desafio que se coloca ao jornalista: a sobredose de informação, que se pode tornar bastante prejudicial à consecução de um bom trabalho. O profissional deve saber avaliar e seleccionar as suas fontes, com base em critérios de credibilidade, tendo para isso de saber filtrar os conteúdos que possui.

É indubitável a asserção de que o JAC possui um papel extremamente relevante nas redacções das diversas publicações, constituindo uma importante mais-valia para os profissionais na área do Jornalismo.

Para concluir, deixo uma lista de links onde se pode consultar mais informação sobre o Jornalismo Assistido por Computador:

- Belinda Weaver, “Computers as an essential tool”

- Melisma Cox, “The Development of Computer Assisted-Reporting”

- Steve K. Doig, “Computer-Assisted Reporting: Tools for Journalists”

- Justin Mayo e Glenn Leshner, “Assessing the credibility of computer assisted-reporting” -

- Philip Meyer, “The New Precision Journalism”